Assunto mais que importante a ser discutido entre nós mulheres é a nossa saúde. E sabemos que uma das fragilidades à que estamos expostas é o câncer de mama. LEIAM esse post, porque realmente acho muito importante!
Hoje eu estava lendo a revista Contigo! (para ler a matéria completa clique no link da Contigo! à esquerda) e me deparei com uma surpresa nem um pouco agradável: O perigo dos sutiãs. Já havia saído na internet algumas notícias de que o chamado "amigo do peito" não era tão amigo assim, mas muitas delas se tratavam de mera especulação, sem base científica. Segundo a revista houve uma recente pesquisa com suporte científico dos antropologistas Sydney
Singer e Soma Grismaije.
"Um estudo com 4 mil mulheres apontou menor índice de câncer de mama entre as que não usavam sutiã. E ainda: o risco de câncer era de uma para sete entre as que usavam a peça mais de 12 horas por dia. Entre as campeãs, que nunca, ou apenas usavam sutiã raramente, apenas uma mulher em 168 desenvolveu a doença. Quando comparado mulheres que usavam seus sutiãs durante 24 horas com as mulheres que nunca o usavam, havia 125 vezes mais riscos de desenvolvimento de câncer.
Com base nesses resultados, a conexão entre sutiãs e câncer de mama é cerca de três vezes maior do que a relação entre a de fumar cigarros e câncer."
Gente, isso é seríssimo! Diante disso o que devemos fazer é nos prevenir evitando o uso ao máximo. Mas sejamos francas, é quase impossível viver sem sutiã para a maioria de nós. Então, se for impossível não usar, o melhor a se fazer segundo recomendações expressas na revista é: evitar peças muito justas (porque elas podem diminuir até 60% a produção de melatonina, hormônio anticancerígeno), e sutiãs de sustentação independente de serem apertado ou largos (pois interferem na drenagem linfática que ajuda na eliminação de toxinas como as do alumínio, presentes em desodorantes). Fuja também dos que possuem aros metálicos, prefira os sem aro ou aro de plástico, pois para o Dr. George Goodheart, conhecido como o pai da cinesiologia aplicada, o metal talvez seja um problema ao longo do tempo, pois tem o poder de funcionar como ponto de energia em seu corpo e agir como uma antena, atraindo ondas magnéticas. E essa estimulação prejudica a função de pontos importantes de reflexo neurolinfático localizados abaixo dos seios.
Último conselho (e esse graças a Deus eu sigo sempre, até por questão de conforto) NUNCA durma de sutiã. O corpo precisa de liberdade para se renovar e manter suas funções saudáveis.
Para finalizar a matéria, acho importante falar do câncer em si, pois muitas de nós ainda não sabem muito sobre esse assunto. Restam as seguintes perguntas: Você se previne? Sabe quais os riscos? Sabe o que realmente é o câncer de mama?
Segundo o Dr. Drauzio Varella segue que:
"Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos canais chamados ductos. Quando as células da mama passam a dividir-se de forma desordenada, um tumor maligno pode instalar-se principalmente nos ductos e mais raramente nos lóbulos.
Câncer de mama é uma doença que acomete mais as mulheres. São fatores de risco a idade avançada, a exposição prolongada aos hormônios femininos, o excesso de peso e a história familiar ou de mutação genética. Ser portadora dos genes BRCA1 e BRCA2 é um fator de risco importante.
Estão também mais propensas a desenvolver a doença por causa da longa exposição aos hormônios femininos, as mulheres que não tiveram filhos ou tiveram o primeiro filho após os 35 anos, não amamentaram, fizeram uso de reposição hormonal (principalmente com estrogênio e progesterona associados), menstruaram muito cedo (antes dos 12 anos) e entraram mais tarde na menopausa (acima dos 50 anos).
No entanto, há casos de mulheres que desenvolvem a doença sem apresentar fatores de risco identificáveis."
Recomendações:
*Faça o autoexame das mamas mensalmente, de preferência no 7º ou 8º dias após o início da menstruação, se você é mulher e tem mais de 20 anos, pois cerca de 90% dos tumores são detectados pela própria paciente;
* Procure o médico para submeter-se ao exame das mamas a cada 2 ou 3 anos, se está entre 20 e 40 anos; acima dos 40 anos, realize o exame anualmente;
* Não se esqueça de que a mamografia deve ser realizada todos os anos;
* Atenção: embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens. Portanto, especialmente depois dos 50 anos, eles não podem desconsiderar sinais da doença como nódulo não doloroso abaixo da aréola, retração de tecidos, ulceração e presença de líquido nos mamilos.
Para saber mais sobre esse câncer, seus sintomas, diagnóstico e tratamento, acesse: Drauzio Varella - Câncer de Mama)
Bem meninas, é isso. Portanto previnam-se! Cuidar da saúde deve estar acima de qualquer vaidade! Espero tê-las ajudado e vamos juntas na prevenção do câncer! Cuidem-se!
Beijos e menos sutiã para nós!
O que vem por aí: Cosméticos inovadores, conheça as novidades do mundo cosmético;
O que vem por aí: Cosméticos inovadores, conheça as novidades do mundo cosmético;
Nenhum comentário:
Postar um comentário