Pages

Ads 468x60px

terça-feira, 19 de junho de 2012

Maquiagem Branca: nas ruas ou nas passarelas?

       Seja no MTV Movie Awards 2012, na São Paulo Fashion Week Verão 2013 ou no Fashion Rio, a maquiagem branca deu as caras. Sombra branca, lápis branco e delineador branco. Pós translúcidos também brancos. O que pode parecer pura palidez ou bizarrice tem também seu charme se usado com equilíbrio.
A atriz Emma Watson, inovando na make leve para o red carpet.
       O branco é sempre usado quando tem o objetivo principal de iluminar, principalmente o olhar. Usamos para clarear sombras, fazer degradés, iluminar o canto interno dos olhos, ampliamos visualmente os olhos ao usar lápis branco na linha d'água... Enfim, como notamos geralmente o branco não é o foco da maquiagem e sim uma ferramenta. 
      No MTV Movie Awards 2012 a atriz Emma Watson chamou atenção no tapete vermelho com a maquiagem bem leve e claríssima, onde, há controvérsias se a cor era branca ou lavanda, para mim parece um branco bem leve. No SPFW a cor desfilou nos olhos das modelos de R. Rosner e Glória Coelho. No Fashion Rio a make branca também foi usada nos desfiles de Filhas de Gaia, Coven, Oh Boy! e Ágatha. Em Filhas de Gaia, ele foi usado na forma metalizada como delineador, iluminando o esfumado feito com sombra marrom. Em Ágatha, o destaque da maquiagem foi a sombra branca, usada para fazer um ponto de luz no canto interno dos olhos. Em Coven, o produto foi aplicado na linha d’água e estendendo-se para fora do canto externo dos olhos como um delineado.
Make para Filhas de Gaia.
Make para Glória Coelho.
Aqui o delineado gatinho foi combinado com batom escuro, também na passarela.
       
       Substituindo sombras e delineadores o branco causa impacto, e é por esta razão que alguns maquiadores afirmam que a moda não pega, é apenas um artifício utilizado para dar maior dramaticidade nas passarelas. (Eu mesma já desfilei uma vez em que a make foi baseada em cílios e batom brancos, recurso apenas para passarelas, postei uma foto abaixo para vocês verem como é uma make exclusiva para desfiles). É uma maquiagem conceitual difícil de se adaptar às ruas. Mas nada impede que criemos looks com a cor de forma ponderada, para fugir de todas aquelas cores fortes esperadas na rotina do verão.
Essa era uma noiva moderna, criação da Samara Santos, grande amiga que na época era aluna do curso de Design de Moda do CES JF, se quiserem conhecer o trabalho dela acessem: Ateliê Samara Santos. A foto está um pouco escura, mas dá para ver os cílios e lábios brancos, para chamar a atençao na passarela.

        Para quem quer apostar mesmo diante de tantas ressalvas e discussões do que usar e não usar, se vai entrar na moda ou não, aí vão algumas dicas:
  • O ideal para a maquiagem branca é ser usada coordenada com tons rosados ou nude, dando maior expressividade ao olhar.
  • A sombra branca tem aparecido no canto interno do olho e na parte do côncavo iluminando estas áreas. Pode-se esfumar rente aos cílios inferiores juntamente com o lápis branco.
  • Com uma make leve nos olhos podemos ir com tudo nas cores fortes nos lábios, cores escuras são tendência nesta estação.
  • O branco não costuma ficar bom com o preto na maquiagem, as duas cores são difíceis de usar juntas e geralmente brigam por atenção, cuidado.


    E aí, gostaram? Vão arriscar?


    O que vem por aí: Produtos importados, desejo e dificuldade.

2 comentários:

  1. Ammm... não não.... deixe para as passarelas! rs! No máximo lápis de olho branco, até como delineador fica bonito, mas não tão intenso! Na linha d'agua dá aquela aumentada nos olhos, mas não consegui me acostumar com essa coisa de passar branco dentro e preto fora!

    Beijos,
    Ligia Porcelaine.
    www.delineando.net

    ResponderExcluir
  2. Acho lindo também usar lápis branco na linha d'água. Mas confesso que também demorei a acostumar a passar o preto do lado de fora, nem sempre fica bom, depende do look.
    Beijos!

    ResponderExcluir