Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Produtos importados, desejo e dificuldades.

      Hoje vou falar de um assunto muito pouco discutido em algumas matérias sobre maquiagem, a dificuldade de importação.
       Como brasileiras encontramos uma barreira maior do que as fronteiras ao consumir produtos importados. São fretes caros e demorados, falha nos Correios, alta do dólar, taxas aduaneiras, impostos e por aí vai uma lista enorme de reclamações. Depois da lista de reclamações vem aquela famosa pergunta, vale a pena comprar???
       Quem é que ao gostar de maquiagem não sonha em ter produtos da MAC, Dior, Make up forever, Sigma, Benefit, Clinique, Chanel, Givenchy, Lancôme, Maybelline, L'òreal, NYX, Sephora, Urban Decay, YSL, Victoria's Secret... e muitos outros? Os anúncios estão por toda parte, os maquiadores usam, os editoriais usam, as famosas usam... A própria mídia nacional eleva nosso desejo de consumir outras marcas. De um lado as propagandas, o status, a beleza, a qualidade, o glamour... de outro, o governo. Sim, o governo! Não quero tornar o blog um portal de discussões políticas, pode respirar tranquila! Acontece que é impossível falar de produtos importados sem falar da política que tem por trás do nosso sonho de consumo.
Kit de pincéis Sigma, US$89,00 no site e no Brasil você encontra anúncios de até R$400,00

Batom Chanel

Pó compacto Dior R$235,00


Alvo de várias falsificações

Paleta Naked One, Urban Decay, a queridinha para makes neutras e maravilhosas, US$50,00 e aqui R$169,90

      Vamos começar falando de quando o produto já está no Brasil. Podemos perceber que, embora haja gigantes mundiais da indústria cosmética chegando ao país os preços continuam sendo o maior problema. Eliminamos o preço do frete (caso tenha uma loja em sua cidade, o que é muito raro se você não mora em uma metrópole ou megalópole, logo continue somando o frete), mas sofremos com os preços cheios de impostos.
       No caso em que o produto está fora do país, mais e mais dificuldades! Você paga pelo produto, paga pelo frete e adivinha? Quando ele chega em nossa fronteira temos o "pequeno" risco de taxas aduaneiras de até 60% do preço do produto, isto é um roubo! Isso se o produto que compramos chegar em nossa casa intacto, pois muitas vezes não se tem o devido cuidado no transporte. Sem contar que o produto pode não chegar... Isso mesmo! Basta uma pequena pesquisa para ver o número de reclamações sobre esse acontecimento. Já ouvi muita gente reclamando que usou o frete mais barato sem rastreio e os produtos sumiram misteriosamente... Muito suspeito, não? Também vejo produtos que custam 15 dólares serem vendidos no Brasil a 70 reais, produtos que custam 59 dólares sendo vendidos a 369,90 reais (sem o frete!!!). É um desrespeito ao consumidor!
      E eu sei, que mesmo assim, mesmo tendo que acompanhar a cotação do dia para o dólar, mesmo tendo que pagar uma fortuna de frete com rastreio, mesmo tendo que correr o risco de não receber o produto, de sofrer taxação... nada controla o nosso desejo de ter produtos importados! Sei bem porque sofro desse mal também rs!
      Mas por que tudo é tão caro? Vou dar uma explicação não muito aprofundada, mas de certo vai te ajudar a entender o que acontece por trás destes preços nada camaradas. A política de impostos e taxas aduaneiras serve como uma proteção do mercado interno. O objetivo do governo é que, aumentando-se o preço dos importados, o consumidor dê preferência ao produto nacional e que as indústrias nacionais melhorem seus produtos diminuindo a concorrência com o comércio exterior. É uma política protecionista, e que de certa forma é aceitável, pois estimula a economia interna do país. Mas é notável que essa mesma política fere nosso direito de escolha quanto ao que consumir. Não é preciso dizer que falta muito investimento interno para os nossos cosméticos se equipararem à algumas marcas conhecidas mundialmente.  Essa parte o governo não vê, e só quem sente é o nosso tão vazio bolso.
       Você acha que acabou? Que são só esses os problemas? Não! Ainda há a falsificação. Seja em lojas on-line, no Mercado Livre, no e-bay, em blogs... Quem é que nunca viu anúncios de batons da MAC por 10 ou 15 reais? Amores, não se enganem, o batom mais barato da marca custa 14,50...DÓLARES! Como é que alguém vende isso a 10 reais sendo que a pessoa teve gastos com frete (ou viagem se ela foi lá comprar pessoalmente) e ainda tem lucro? Não, se a cotação do dólar é 50 centavos alguém me fala que eu vou correr para comprar tudo o que sonhei! 
      Bem, é isso, infelizmente somos apedrejados diariamente por querer comprar produtos não produzidos aqui.  Enfrentamos diversas dificuldades, injustiças e gastos. Mas pelo menos ainda temos a chance de chegar em casa e ver aquele pacotinho lacrado, cheio de selos internacionais, esperando para ser aberto como quem confere o bilhete da mega-sena. Se seu pedido chegou intacto em sua casa, amore, agradeça e muito! E me conte como foi essa emoção hahaahah Afinal, o que é mais difícil a gente dá mais valor não é mesmo? E as felicidades são para serem compartilhadas!

        Beijos, e boa sorte a todos que se aventurarem nesse arriscado jogo de pagar para ver!
(Eu continuo aqui esperando meu pacotinho da Sigma chegar...)

         O que vem por aí:

      A moda nas mãos e nos pés, Clutches e Sneakers.

4 comentários:

  1. É complicado mesmo Vanessa... é uma burocracia sem fim essa coisa de comprar de fora ou até mesmo comprar no próprio Brasil um produto importado. Sempre ficam as dúvidas "Será que não é falsificação?", "Será que não é usado?", "Nossa, como está caro! Que absurdo!".
    Aí resolvemos comprar de fora um que seja original de fato. Pagamos pelo produto, o frete caríssimo, e ainda tem o risco da alfândega.
    Eu vendo alguma coisa que compro fora do Brasil, mas tem coisas que vejo que não compensa e acabo comprando por aqui mesmo quando é só para mim e sei que não é falsificação, e daaalhe Mercado Livre! rs!
    Mas vejo que hoje em dia, que as propagandas de sites de produtos importados vem crescendo cada dia mais, principalmente nos blogs de beleza, e isso acaba virando uma pressão psicológica de tanto que vemos por aí, e muita gente aprende a perder o medo de comprar fora e se dá bem, outros não.

    Enfim... em buscas das makes perfeitas! Tbm vou comprar algum pincéis da Sigma básicos! Rs!

    Beijos,
    Ligia Porcelaine.
    www.delineando.net

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu estou louca para comprar os pincéis da Sigma, mas como acho que vou ganhá-los no fim do ano vou aguentar a tentação de comprar agora! Eu comprei a Paleta Paris e ainda não chegou, estou ansiosíssima! Tem um mês que fiz o pedido. Em busca de makes perfeitas mesmo! hahaha E sim, já comprei no ML também (e sempre tenho dúvidas se é original). Enfim, quando for comprar makes internacionais a gente pode combinar de comprar juntas e meiar o frete! hahaha Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Claro! Tem uma amiga minha que sabe que faço encomendas internacionais, e pediu pelo amor que tenho à minha mãe, que eu faça o pedido de pincéis da Sigma para revender para ela, e um dia antes dela me pedir isso, eu tinha olhado o site e já decidido que queria os pincéis básicos para preparação da pele!!! Tô me segurando MUITO! Rs! Como fiz pedido de Moroccanoil e o babado É CARO, vou ter que esperar os produtos chegarem, cobrir o gasto vendendo-os, e aí sim comprar algo para mim! Aí eu te aviso e satisfaço o desejo da minha amiga de ter os tais pincéis que ela tanto quer!!! rs!

    Beijossss,
    Ligia Porcelaine.

    ResponderExcluir