Pages

Ads 468x60px

terça-feira, 10 de julho de 2012

Maquiagem em crianças, pode?


    O assunto de hoje é um pouco polêmico e muitas pessoas evitam discuti-lo ou simplesmente dar atenção. Mas estes dias eu estava olhando as fotos das páginas de maquiagem no facebook e vi que algumas delas postam fotos de crianças maquiadas. E uma platéia gigante bate palmas. Mas epa! Criança pode usar maquiagem? A partir de que idade? Quais os riscos?
    Vamos começar falando das influências. O que faz uma criança querer se maquiar? Vários fatores cooperam com esse desejo, e dentre eles destacam-se a vontade de se parecer com a mãe, a ilusão de que ficará mais bonita apenas quando maquiada, a televisão que mostra cada vez mais crianças e pré-adolescentes cheias de vaidade, a indústria cosmética que disponibiliza produtos para esse público e, muitas vezes, a própria mãe incentiva a filha. Até Suri Cruise, que não tem nem três anos de idade, volta e meia é fotografada carregando uma bolsinha carregada de make up. Bonitinho? Pode até ser, mas temos que nos lembrar dos limites mais que necessários.
   Os cosméticos devem ser usados com atenção triplicada quando em crianças. Especialistas explicam que alguns produtos podem causar alergias na pele devido à química utilizada na fabricação das maquiagens. Até mesmo os produtos para pré-adolescentes e crianças devem ser utilizados com prudência. Tudo isso porque a pele ainda é muito sensível, é muito fina e acaba absorvendo os componentes químicos contidos no produto com maior facilidade podendo causar problemas como a dermatite de contato (“alergia”) e a acne cosmética (cravos e espinhas induzidos pelo uso de maquiagem). E problemas a longo prazo ou graves não estão descartados. Esses produtos podem dar alterações na pele das crianças de forma a causar queimaduras e até problemas gástricos porque as maquiagens têm produtos tóxicos que para adultos muitas vezes são inofensivos, contudo para os menores não.
     Sem contar que corre o risco da saúde psicológica da criança ser afetada também existe. Ela pode perder sua auto estima quando não está maquiada, se achar "feia" perto das outras meninas. Perder a fase saudável de não se preocupar com estereótipos ou estética e brincar despreocupada. Criança tem que brincar e não enfrentar um concurso de beleza diário. Criança tem que ser feliz e só! Muito cuidado mães, há casos que vocês mesmas induzem as filhas à usarem maquiagem e as tornam inconscientemente suas bonecas. Cautela! 
     Diante de todos esses problemas, o que fazer?
  • Procure conversar com sua filha sobre os lados positivos e negativos da maquiagem;
  •  Ponha limites do que ela pode usar, onde  e quando. Em festas por exemplo, você pode ajudá-la a se maquiar de forma leve e básica;
  •  Aceite que de vez enquanto ela exagerará ao brincar "sozinha" de se maquiar. Deixe isso acontecer às vezes, mas a ajude a retirar toda a maquiagem assim que a brincadeira terminar. Use demaquilantes oil-free e sabonetes glicerinados. Nunca deixe sua filha ficar maquiada por longos períodos. Isso não é recomendável nem para adultos, imagine para crianças;
  • Veja se o produto usado é certificado da Anvisa, indicando que foi testado dermatológicamente e se há alguma recomendação de idade mínima de uso;
  • Desencoraje o uso de maquiagem pesada para "disfarçar" espinhas: a acne pode ser tratada;
  • Estimule sua filha a se sentir linda sem artifícios, dizendo a ela como é linda e quais suas características naturais que a tornam especial;
      Nas fotos abaixo, me desculpem se acham lindo (as crianças são lindas, mas o que fizeram com elas não), exemplos de algumas meninas arrumadas como mulheres:
Pelo amor de Deus gente, essa menina é um bebê ainda! Isso é um absurdo! Até para adultas essa make está exagerada!

Até peruca colocam nas meninas.

Eu não sei se é impressão minha, mas o sorriso dela não demonstra felicidade.

Batom vermelho é o cúmulo em crianças.

Fala que não parece uma mini adulta?

    Então, o importante acima de tudo é se conscientizar que as crianças são naturalmente espontâneas, alegres e gostam de brincar. Estimule outras ideias, outros gostos e faça com que ela se sinta linda independente do que esteja na frente do espelho. E isso é válido para nós adultas também!
    Não podemos deixar que nossas crianças sejam usadas como objetos de beleza, nós a amamos e queremos que sejam felizes brincando com suas bonecas, não que elas sejam nossas bonecas! Meninas não são mini mulheres. Criança é criança, mulher é mulher. Nós que já amadurecemos sabemos muito bem quão longo é o caminho de experiências entre essas duas palavras!

Beijos amores!

O que vem por aí: Spikes e tachinhas, saiba mais sobre essa moda que está invadindo tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário